DEIXE SEU COMENTÁRIO!!

PARICIPE!!

Alguma sugestão ? Você encontrou o que busca Aqui?







sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dia Nacional da Nigéria

Musica Nigeriana: Ouvir Aqui

Celebrando 50 anos de Independência do Reino Unido, Aqui registramos alguns dados interessantes sobre o país:

- Nigéria, oficialmente República Federal da Nigéria, é uma república constituicional federal, compreendendo 36 estados e um Território da Capital Federal.
- O país é localizado na África Ocidental e compartilha fronteiras terrestres com a República de Benin no oeste, Chade e Camarões no leste, e Níger ao norte.
- Sua costa está no Golfo da Guiné, uma parte do Oceano Atlântico, ao sul.
- A capital é a cidade de Abuja.
- A Nigéria é composta por mais de 250 grupos étnicos; as seguintes são as mais populosas e, politicamente, mais influentes: hauçá-fulani com 29%, yorubás com 20%, igbos com 20%, ijaw com 6,5%, kanuris com 4%, ibibios com 3,5%, annangs com 2,5%, tiv com 2,5%, efik com 2%. (Estas percentagens são estimativas, com base no número de colonatos, incluindo o número de cidades, vilas e aldeias, com as informações fornecidas pelo serviço postal da Nigéria).
- As maiores religiões são o islamismo, com 50%, e o cristianismo, com 40%.
- A língua oficial é o inglês.
- Segundo estimativas, a Nigéria pode se tornar a 11ª maior economia do mundo em 2050


O povo da Nigéria tem uma extensa história; evidências arqueológicas mostram que há habitação humana da área se remonta a, pelo menos, 9000 a.C. A área do Rio Benue é achada ser a moradia original dos migrantes Bantos, que se espalharam a maior parte central e sul da África em épocas entre o Primeiro milénio a.C. e o Segundo milénio d.C..

A Nigéria é o país mais populoso da África e o oitavo país mais populoso do mundo; com uma população de mais de 148 milhões de habitantes, o país contém a maior população 'negra' no mundo.
É uma potência regional, está listado entre as economias "Próximos Onze", e é um membro da Commonwealth. A economia da Nigéria é uma das com o crescimento mais rápido do mundo; o Fundo Monetário Internacional projetou um crescimento de 9% no país em 2008 e 8.3% em 2009. A maioria da população do país vive na pobreza absoluta.
O país mais populoso da África, a Nigéria, representa aproximadamente um quarto da população do Oeste Africano. Embora menos de 25% dos nigerianos sejam populações urbanas, pelo menos 24 cidades têm uma população de mais de 100.000 habitantes. A variedade dos costumes, línguas, tradições entre 389 grupos étnicos do país, oferece uma rica diversidade. É impossível indicar os montantes demográficos sobre a Nigéria, autoritariamente, pois os resultados dos censos nacionais foram contestados.

Educação
Apesar da precariedade economica-social a Nigéria possui um bom ensino, atingindo cerca de 2,7 pontos na escala global, ou seja, comparado a países como o Brasil, que possui 3,9 pontos em escala global, o país não fica muito atrás, porém, ainda está longe da média dos países desenvolvidos, que é de 6 pontos, como é o caso do Canadá, que tem cerca de 8,9 pontos na escala global.

Cultura Audiovisual

A Nigéria tem a segunda maior indústria cinematográfica do mundo, atrás apenas de Hollywood e seguida por Bollywood (indústria de cinema de indiana). A maioria dos filmes é produzida sem grandes luxos, com equipamentos baratos e orçamento reduzido. São cerca de 1,2 mil filmes por ano, segundo a revista francesa Cahiers du Cinéma, muito acima da média norte-americana ou indiana. O facturamento anual é estimado em US$ 200 milhões. O maior sucesso nigeriano é o filme Living in Bondage, de 1992.


Etimologia
O nome Nigéria foi criado de um portmanteau das palavras Niger e Área, retiradas da corrida pelo Rio Niger envolta da Nigéria.

Fonte: www.wikipedia.org
Contribuições especiais: Leonardo Barbosa Rossato
Para saber mais consulte:
* Embaixada da Nigéria no Brasil

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Visitas

Contador de visitas

Licença para uso de conteúdo

Licença Creative Commons
Africa Aqui by www.africa-aqui.blogspot.com is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a obras Derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.africa-aqui.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://africa-aqui.blogspot.com/p/sobre.html.