DEIXE SEU COMENTÁRIO!!

PARICIPE!!

Alguma sugestão ? Você encontrou o que busca Aqui?







Gostou? Compartilhe!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

“Abdias Nascimento: Memória Negra”

Antonio Olavo, cineasta e diretor do filme documentário “Abdias Nascimento Memória Negra” (2008), nos conta um pouco da luta e memória negra através da trajetória de Abdias Nascimento,"um homem cuja obra e atuação política, ao longo dos últimos 75 anos, são essenciais para a afirmação da identidade afro-brasileira."

Dentre diversas ricas experiências, Abdias Nascimento fundou em 1944 o Teatro Experimental do Negro (TEN).De extrema importência para o cenário cultural do país, o TEN abordava a estética e a identidade negra nas artes plásticas e no teatro ao mesmo tempo que desenvolvia propostas de políticas públicas para o povo afrodescendente, combatendo a idéia predominante de que não existia racismo no Brasil.

Neto de africanos escravizados, filho de pai sapateiro e mãe doceira, Abdias Nascimento nasceu em 1914 na cidade de Franca (SP) e, desde criança, aprendeu com sua mãe que nunca deveria deixar sem resposta uma ofensa racial. No início da década de 1930, participou da Frente Negra Brasileira (primeira tentativa unificada de organização do Movimento Negro no Brasil) e, mais tarde, foi para o Rio de Janeiro, onde a cultura negra pulsava com mais força...


São inúmeros os aprendizados advindos do trabalho de Abdias Nascimento, lições que podem ser incorporadas á sala de aula e á vida!

Leia o artigo completo no link abaixo:

Documento Digital

Busque o filme documentário:
Informações:
PORTFOLIUM – 71 - 3334.5681
Antonio Olavo – 71 - 8847.4907

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Visitas

Contador de visitas

Licença para uso de conteúdo

Licença Creative Commons
Africa Aqui by www.africa-aqui.blogspot.com is licensed under a Creative Commons Atribuição-Não a obras Derivadas 3.0 Unported License.
Based on a work at www.africa-aqui.blogspot.com.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://africa-aqui.blogspot.com/p/sobre.html.